Páginas

quinta-feira, 29 de março de 2012

Dois programas inéditos estreiam no Globosat HD



O Globosat HD exibe dois programas inéditos no Brasil nesta sexta-feira, dia 30. O primeiro dos quatro episódios de "Joanna Lumley: Jewel In The Nile" vai ao ar às 20h e nele a apresentadora Joanna Lumley embarca em uma grande viagem para explorar o Rio Nilo, o mais extenso do mundo. Logo em seguida, às 21h30, o canal exibe "The Desert of Forbidden Art", documentário mostrando que o arqueólogo Igor Savitsky, inspirado pela questão da sobrevivência da arte em uma época de opressão, resgatou quarenta mil obras proibidas e criou um museu no deserto do Uzbequistão, longe dos vigilantes russos.

Em "Joanna Lumley: Jewel In The Nile" a apresentadora viaja até a nascente do Nilo, na direção dos primeiros exploradores. Ela passa por toda a "linha viva" da África, visitando pessoas que vivem e trabalham na extensão do famoso rio. Ao passar por cinco países diferentes, Joanna conhece algumas das mais inóspitas paisagens da terra. De desertos onde antigas civilizações já reinaram, a selvas onde os exploradores vitorianos passaram por sofrimentos indescritíveis. A aventura pelo Nilo é épica mas, à medida em que se aproxima do final de sua jornada de mais de seis mil quilômetros em busca da nova nascente do rio, em Ruanda, ela descobre que entrecortar a selva para chegar ao seu destino não é uma tarefa fácil.

"The Desert of Forbidden Art" mostra que Savitsky acumulou uma extraordinária e eclética mistura de arte Avant-Garde russa. Sua maior descoberta, porém, foi uma escola de artistas que após a Revolução Russa de 1917 se estabeleceu no Uzbequistão e criou um estilo original, misturando o Modernismo europeu com seculares tradições orientais. Descritas como uma das coleções russas mais marcantes do séc. XX e localizadas em uma das regiões mais pobres do mundo, essas obras valem milhões e são alvo de fundamentalistas islâmicos, burocratas corruptos e exploradores da arte. A coleção continua ameaçada e o documentário levanta a questão da responsabilidade de se preservar um tesouro cultural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário